segunda-feira, 9 de agosto de 2010

The Future Of (My) Reading


Bem,comecei a ler numa locadora de filmes que também tinha um salão de cortes de cabelo e que ficava na mesma quadra da minha casa.Tinha uns quatro anos,é verdade!.
Enquanto ainda não era a minha vez de cortar o cabelo eu ficara desarrumando as prateleiras de filmes,lendo algumas capas.E se a capa ou título fosse realmente interessante para mim eu partia para a grandiosa leitura da sinopse!hehe.
Aos seis anos eu já lia toda a minha coleção de livrinhos bíblicos,dentre eles:As parábolas de Jesus,Jonas e a Baleia,Adão & Eva,Sansão e outros clássicos da bíblia.
Aos sete ou oito anos eu ganhei e li o meu primeiro livro:"A história de Francisco".O livro contava a história do menino Francisco Marto que conhecido mundialmente como Beato Francisco de Fátima e da Igreja Católica, foi um dos três pastorinhos que dizem ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, de 13 de Maio até 13 de Outubro de 1917.
O livro tinha umas setenta páginas que contavam a breve vida do menino Francisco,já que ele morreu prematuramente aos onze anos de idade.
Daí pra frente fiquei um bom tempo afastado dos livros hehe!Como todo menino traquino,porém estudioso preferia apenas fazer os "deveres de casa" e depois passar o dia inteiro aprontando todas.
Eis que chego à quarta série - naquela época tinha uns dez anos-. Aí a coisa mudou completamente!Tia Nilda(que não era minha tia de verdade,mas muito amiga da família e por isso eu a chamo assim até os dias de hoje)era durona!Sempre pegando no meu pé me fez ler ao longo daquele ano uns 20 livros e mais!Ainda me fez produzir uma resenha para cada livro lido hehe!.Aquele ano foi,sem dúvidas o ano da leitura na minha vida.
Agora com uns treze ou catorze anos e com um grande intervalo de tempo afastado dos livros começo a ler um livro que havia ganhado num amigo secreto e sim!,foi a minha queria professora de Gramática/Redação que acabara tendo o prazer de ter me "tirado" no amigo secreto.
"Ben Carlson" Esse era o nome do livro,que contava a história do menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial. Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava notas baixas na escola. Entretanto, aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA.
Daí pra frente ficaria muito mais tempo afastado dos livros do que anteriormente.Nesse tempo os únicos temas que chamaria a minha atenção eram:Guerras,Física,Ateísmo e Rock'N'Roll hehe.A próxima vez que eu leria um livro novamente seria muito diferente de todas as outras vezes.
Eis que numa bela manhã de ócio abro o meu e-mail e recebo uma mensagem com o anexo do livro "The Secret" no formato de um e-book!Não demorou muito tempo e eu já estava baixando todos os programas necessários para que eu pudesse ler o meu primeiro livro na frente de um computador!
Tudo bem que eu não estreei bem na minha carreira de leitor de E-books,mas a experiência foi maravilhosa,tão maravilhosa que alguns dias depois do término da leitura do meu primeiro livro eu já tinha baixado mais de dez(!)livros no mesmo formato.Dos dez livros só li um,que foi:"O código Da Vince" e que mesmo assim me acabou custando tempo pra burro,além das dores de cabeça que eu tinha quando passava tempo de mais lendo o livro.Logo reparei que havia algo errado com essa nova plataforma de leitura ou que...havia algo de errado comigo mesmo,por quê não?
Após os lançamentos do IPad,HP Slate e o JooJoo(da Fusion Garage)é muito natural e não seria nada geek nos perguntar o que vai acontecer não só com o formato do livro que conhecemos hoje,mas também como será a forma que iremos ler daqui à alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário