quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

The Future Of Music Sharing


Era comum encontrar em qualquer casa aquele famoso aparelho de som 3 em 1, duplo deck, que permitia a gravação de LPs, fitas cassetes e até músicas das rádios. Sem falar no videocassete, indispensável para gravar aquele filmaço. O fato é que, antes mesmo da popularização dos equipamentos digitais, o compartilhamento desses dados já existia, mas não se falava em pirataria.
Proibir o compartilhamento de músicas e filmes na internet é como impedir um estudante pobre de copiar um livro para poder estudar. Mas é preciso ter regras. Fazer dinheiro com as cópias é uma coisa que não pode ser tolerada, já que uma grande indústria informal fatura milhões, patrocina o crime organizado e não gera impostos ao governo.
É preciso entender e saber diferenciar o que é compartilhamento de informações e pirataria. Tratar os dois temas como a mesma coisa pode comprometer o futuro do acesso ao conhecimento. O dinamismo do crescimento criativo depende dessa multiplicação e sua “privatização” inibe a inovação e a produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário